Instituição

O Exatus colégio e Curso, teve como berço de sua criação o Centro de Educação Avançada Mundo Mágico, criado sob forma de projeto em jun/97 visava adentrar o ano de 98 em pleno funcionamento.  Foi feito um levantamento dos custos para construção e implantação do CEA, que posteriormente foi apresentado à superintendência do BNB pôr intermédio do SEBRAE.. Depois de avaliado, o projeto de implantação do CEA, foi aprovado, porém a liberação desse financiamento só iria ocorrer em janeiro de 98, o que o tornou inviável para nós.     Sem outra saída, fomos perseverantes e abrimos mão da estadia e conforto de um lar, para dividi-lo e darmos continuidade ao plano de pôr a escola em funcionamento ainda em 98.   Improvisamos as salas providenciamos o material básico como: carteiras, birôs,  quadros etc....    Abrimos matrículas em 20 Jan/98, com mensalidades mais baixas que as demais escolas e oferecendo um trabalho de qualidade; sabíamos que o lucro quase não existiria, mas o importante era fazer o nome nesse primeiro ano de aula.O resultado foi surpreendente, iniciou-se as aulas em 09 de fevereiro de 98 com 70 alunos, isso graças à credibilidade dada a nós pêlos pais desses alunos que confiaram na equipe de trabalho apresentada pela escola, assim como de todo material didático apresentado.Depois de 06 anos de funcionamento buscamos aprimorar nossos trabalhos para melhor atender a comunidade santa-ritense, melhorando nosssas instalações e implantando além do ensino infantil;  novas modalidades de ensino como o ensino fundamental da 5ª a 8ª série, ensino médio, pré-vestibular e concursos. No seu primeiro ano de implantação o Exatus já se consolidou com a  comunidade Santa-ritense, e de cidades vizinhas pela excelente qualidade no ensino.O Exatus tem hoje mais de 300 alunos matriculados, nos turnos da manhã, tarde e noite, dos quais 70 são alunos pré-vestibulandos  e do curso preparatório para o concurso da polícia militar . A escola oferece aos alunos um excelente espaço físico com salas amplas e confortáveis, banheiros individuais, playground, cantina interna. Seu quadro docente é composto  por 26 professores capacitados sendo todos  profissionais qualificados em suas respectivas disciplinas.

EXATUS COLÉGIO E CURSO
Exatus palavra que tem sua origem no latim: significa, correto, justo certo, exato, na medida certa.Surgiu dos vários  projetos da formação acadêmica do seu idealizador que para atender aos requisitos  necessários para a implantação de novas  modalidades de ensino como o ensino médio, os cursos pré-vestibulares e os cursos preparatórios, sentiu necessidade de descaracterizar o nome infantil transpassados pelo nome mundo mágico.

PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DA COMUNIDADE ESCOLAR:
A comunidade  escolar é religiosamente formada em sua maioria por católicos não praticantes. Tem sua economia distribuída em diversas atividades como: comércio em virtude da aproximação com a capital e indústrias têxteis e calçados, com um grupo menor de funcionários públicos.Em sua maioria a renda familiar ainda se passeia no sistema patriarcal e em alguns casos varia entre 01 (um) e 05 (cincos) salários mínimos. O número de filhos que estudam variam em um e três filhos  e quanto ao  grau de escolaridade a maioria é composta por pais que cursaram apenas o ensino fundamental 1ª fase.